Nesta oportunidade, Arte e Arquitetura nos apresenta um vídeo que representa a reconstrução de ícones da arquitetura com elementos cotidianos: Covers/Versions, realizado por Luis Urculo com a colaboração de Cris Blanco. Trata-se de uma pesquisa sobre a arquitetura como objeto de consumo ou de lembranças e sua relação com a linguagem doméstica não espacializada das coisas cotidianas.
O Museu Guggenheim de Nova York, a Casa da Cascata, a Casa Farnsworth e o Congresso Nacional Brasileiro são algumas destas dez peças irônicas monumentais da arquitetura representadas através de livros, revistas, utensílios de cozinha, pratos, entre outros.
Saiba mais sobre o trabalho, a seguir.
A obra é uma reconstrução e revisão de peças icônicas monumentais da arquitetura cuja imagem é construída por objetos para alterar a percepção destas obras primas universais. O conceito é baseado em covers musicais onde o original é manipulado, reapresentado, reexaminado, para criar algo novo.
A lista dos ícones originais neste trabalho são os seguintes: John Hancock Center (Skidmore, Owings & Merril), Museu Guggenheim de Nova York (Frank Lloyd Wright), Congresso Nacional Brasileiro (Oscar Niemeyer), Torre Sears (Skidmore, Owings & Merril), New Museum (SANAA), Marina City Towers (Bletrand Goldberg), Casa da Cascata (Frank Lloyd Wright), Residência no Bosque (SANAA), Casa Farnsworth (Mies Van der Rohe) e Wozocos (MVRDV).
As obras foram apresentadas no IV Encontro de Arquitetura e Performance, com curadoria de Ariadna Cantis.
Diretor: Luis Urculo
Direção de Fotografia: Andrés Garzas
Cinematografia: Mauricio Freyre
Interpretes: Nuria Úrculo, Cris Blanco, María Fernández
Colaboradores: Gorka Postigo, Taty Camara, Luis Díaz Mauriño, Marina Esteban